A placa-mãe de um computador é um dos componentes de maior importância e serve para interligar outros itens. Desse modo, ela é colocada no interior do gabinete e sem ela a máquina simplesmente não funciona.
Assim, é importante conhecer o produto e os seus modelos que podem variar de acordo com cada equipamento. Então vamos saber mais informações e verificar como funciona a placa-mãe.
Definição de uma placa-mãe
De uma maneira resumida a placa-mãe (Motherboard) é um tipo de componente que interliga os outros itens. Dessa forma, ela é quem ditará qual será a velocidade e a capacidade apresentada pela máquina.
Ao passo que o processador (CPU) é conectado em seu slot específico juntamente com o cooler de ventilação. Enquanto que as memórias, o HD (Disco Rígido), as placas e os outros componentes também são incluídos nessa grande placa.
Por certo, sem a presença desse componente nada no computador funcionará, daí surge a sua importância. Então, a placa-mãe de um computador precisará suportar todas as tecnologias que serão ligadas nela.
Vale lembrar que o gabinete é projetado através da placa devido ao fato de que ela é bem ampla. Basicamente os componentes mais comuns que estão presentes nesse tipo de placa são os seguintes:
Processador;
Memórias;
Circuitos;
Slots;
Bateria;
Locais para conexões específicas.
Quais são os modelos de placa-mãe de computador mais conhecidas?
Os modelos mais comuns de placas-mãe no mercado são:
AT (Advanced Technology);
ATX (Advanced Technology Extended);
Baby AT;
BTX;
LPX;
NLX.
Os modelos AT e ATX
A placa-mãe do modelo AT é bastante antiga e deixou de ser utilizada em meados dos anos 90. De fato, o grande problema dela é que a mesma sofria problemas relacionados ao superaquecimento.
Pois, a circulação do ar dentro do gabinete não era muito facilitada e por esse motivo foi melhor descontinuá-la. Já o modelo ATX foi elaborada mediante a busca por um aperfeiçoamento das placas AT.
A placa-mãe de um computador no estilo ATX foi fabricada visando resolver os problemas relacionados ao superaquecimento. Enquanto que trouxe certas melhorias tais como:
Melhor ventilação devido ao espaço interno melhorado;
Permitia a conexão de mouses e teclados no formato OS/2;
Os conectores tanto seriais como paralelos eram implementados sem os cabos;
Processador em um local mais adequado;
Formatos melhorados para evitar confusões.
Além disso, essa placa tem sido uma das mais utilizadas na atualidade e seu formato estruturado é bastante eficiente.
Como a placa-mãe de um computador funciona?
Esse componente consegue interconectar todas as peças necessárias e que são ligadas diretamente a ela. Dessa maneira, são disponibilizados alguns slots, circuitos eletrônicos e certos itens.
Para efetuar a limpeza e manutenção delas é importante que isso seja feito por um profissional especializado. Vale lembrar que por motivo de segurança não é recomendado mexer no aparelho sem conhecimentos técnicos.
Portanto, a placa-mãe de um computador é um dos itens indispensáveis e necessita ser bem escolhida. Somente assim será possível contar com um computador que apresente alto rendimento e segurança.
Artigo escrito por Cláudio Veríssimo: Escritor e Redator (Freelancer).
Com experiência de 2 anos como Redator e Escritor, Cláudio é Técnico em Informática, Publicitário e Pós-graduado em MBA Em Comunicação e Marketing.
Ele também já escreveu centenas de artigos para a internet com configuração SEO e todos os seus textos são de autoria própria. Em breve será lançado o seu e-book "Aprendendo a Jogar Xadrez".
Proibida a cópia ou reprodução do artigo sem o consentimento do autor.
Comments