O e-mail é um tipo serviço muito utilizado na atualidade devido a sua facilidade de envio e segurança. Dessa forma, eles vieram para substituir as cartas que demoravam muito tempo para serem enviadas aos destinatários.
Assim, é interessante entender do assunto e conhecer os elementos que compõem esse correio eletrônico. Então é sobre isso que estaremos falando nesse artigo que trará diversas informações relevantes.
Definição de E-mail
O e-mail (Eletronic Mail) é um tipo de correio eletrônico que funciona através da internet. Nesse sentido, ele permite com que mensagens sejam enviadas as outras pessoas de uma maneira rápida, prática e fácil.
Além disso, esse serviço tem sido cada vez mais utilizados pelos usuários que utilizam a internet. Enquanto que existem pelo menos 3 protocolos para que essa tarefa seja realizada corretamente, são eles:
POP3;
SMTP;
IMAP.
Já as Intranets também podem ser inclusas nessa categoria, mediante ao envio de mensagens internas de uma empresa. No próximo tópico estaremos falando um pouco da história do E-mail.
História do E-mail (Correio Eletrônico)
Sabemos que desde os primórdios as pessoas buscaram maneiras para se comunicar e as mensagens fazem parte disso. Com o passar do tempo novos métodos foram sendo empregados, tais como:
Tábuas;
Pergaminhos;
Papiros;
Pombos-correios;
Telégrafo;
Telefone;
Fax.
Como resultado das inovações que foram surgindo o e-mail foi elaborado até mesmo antes da internet. De fato, ele foi decisivo para que fosse possível a montagem dessa grande rede mundial de computadores.
Já no ano de 1965 criou-se o sistema de envio de mensagens entre os mainframes. Enquanto que os usuários passaram a contar com esse serviço de troca de mensagens através do sistema chamado de AUTODIN.
Em 1969 a ARPANET (rede de computadores) passou a possibilitar o envio de e-mails para outros locais mais distantes. Com isso, no ano de 1971 o símbolo Arroba foi incluído visando fazer a separação entre usuário e máquina.
Posteriormente o método ganhou muita popularidade e se tornou um dos principais meios de comunicação.
O funcionamento do e-mail e a sua estrutura
Basicamente o E-mail necessita de um tipo de sistema que utilize um correio eletrônico para tal tarefa. Dessa maneira, é necessário que haja um programa ou plataforma que possibilite a implementação das funções dele.
No caso haverá um servidor e o próprio cliente que farão com que seja possível fazer o envio da mensagem. Além disso, os protocolos serão necessários e são eles que irão garantir todo o processo.
A estrutura básica do E-mail consiste em:
· Cabeçalho: possui as informações do remetente, do destinatário, entre outros tipos de informações;
· Corpo: mensagem que será enviada, podendo ter textos e imagens.
Porque o Arroba é utilizado no E-mail?
Esse símbolo é bastante antigo e servia como forma de representação de um unidade de medida. Somente em 1885 é que o @ passou a ser incluído nas primeiras máquinas de escrever.
Enquanto que em meados dos anos 80 o símbolo passou a integrar os teclados de computador. Por certo, o sinal acabou sendo implementado em e-mail por Ray Tomlinson no ano de 1971.
E isso servia justamente para haver um tipo de separação entre os nomes dos usuários e as máquinas. Outro ponto importante é que o @ permitia localizar os e-mails que estavam presentes na rede.
Desde então o e-mail foi se expandindo e hoje existem muitos servidores e programas que permitem essa comunicação. Certamente a tecnologia tem sido muito útil para auxiliar as pessoas a se comunicarem melhor.
Artigo escrito por Cláudio Veríssimo: Escritor e Redator (Freelancer).
Com experiência de 2 anos como Redator e Escritor, Cláudio é Técnico em Informática, Publicitário e Pós-graduado em MBA Em Comunicação e Marketing.
Ele também já escreveu centenas de artigos para a internet com configuração SEO e todos os seus textos são de autoria própria. Em breve será lançado o seu e-book "Aprendendo a Jogar Xadrez".
Proibida a cópia ou reprodução do artigo sem o consentimento do autor.
Comments