A Publicidade é um termo muito utilizado no mercado e visa divulgar informações sobre produtos e serviços. Dessa forma, esse tipo de técnica tem como objetivo a realização de uma compra pelo cliente.
Assim, as empresas tem investido bastante tanto na publicidade quanto no marketing visando bons resultados. Então é sobre isso que estaremos falando nesse artigo que trará diversas informações a respeito desse conceito.
Definição de Publicidade
Basicamente a Publicidade é um conjunto de técnicas que são criadas para atrair muitas pessoas. Ao passo que seu objetivo é justamente trazer diversas informações que estejam relacionadas aos produtos e serviços.
Além disso, o termo em questão significa “público” e sua utilização busca efetuar uma grande divulgação de algo. Com isso, as empresas que aplicam esse fundamento esperam que os clientes realizem compras.
Veja alguns pontos que podem ser conhecidos através do uso da Publicidade:
Ajuda o cliente a decidir pela compra;
Traz uma identidade melhor a empresa ou mesmo ao seu produto;
Demonstra as características, vantagens e benefícios;
Cria um relacionamento emocional ou racional entre o consumidor e a empresa/marca.
Dessa maneira, podemos encontrar diversos tipos de itens que são considerados Publicidade, confira:
Pôster;
Cartaz;
Outdoor;
Imagens;
Textos e artigos;
Protótipos;
Entre outros.
Outro ponto importante é necessário que o seu público seja alcançado para que a estratégia realmente funcione. Por esse motivo alguns meios são muito utilizados para veicular o que está sendo proposto:
Rádio;
Televisão;
Revistas e jornais;
Outdoor;
Internet (Blogs e sites);
Mídia impressa;
Entre outros.
A história do Publicidade
Por certo a Publicidade surgiu na antiguidade e era muito utilizada pelos egípcios em suas técnicas de comunicação. De fato isso era usado justamente para que as vendas aumentassem e essa era a estratégia aplicada.
Desse modo, eram elaborados cartazes e também os papiros para que a comunicação fosse mais efetiva. Assim, foi surgindo a necessidade de valorizar o que estava contido na mensagem.
Com o passar do tempo começaram a ser aplicadas algumas técnicas específicas de convencimento do público. Ou seja, a comunicação trazida as pessoas ajudava na realização das vendas de produtos/serviços.
Entretanto, apenas no ano de 1650 é que surgiram na Inglaterra alguns anúncios que tinham focos comerciais. Ao passo que eles eram incluídos em jornais, embora a quantidade não fosse tão ampla.
Já nos Estados Unidos o primeiro anúncio que foi feito em um jornal surgiu em meados de 1704. Com isso, a Publicidade foi começando a ganhar uma certa relevância e continuou a sua evolução.
Aqui no Brasil somente após a independência do país é que o termo começou a ser aplicado. Obviamente a mídia mais utilizada era justamente os jornais que eram bastante populares na época.
Vale lembrar que a regulamentação também surgiu para que as campanhas de publicidade fossem mais concretas. Com o passar do tempo novos métodos foram surgindo e as empresas passaram a aplica-los.
Sem dúvida o público-alvo foi sendo cada vez mais valorizado a fim de que os resultados fossem positivos. Nisso surgiram as agências de publicidade que cuidam dos projetos que são voltados para a área.
Artigo escrito por Cláudio Veríssimo: Escritor e Redator (Freelancer).
Com experiência de 2 anos como Redator e Escritor, Cláudio é Técnico em Informática, Publicitário e Pós-graduado em MBA Em Comunicação e Marketing.
Ele também já escreveu centenas de artigos para a internet com configuração SEO e todos os seus textos são de autoria própria. Em breve será lançado o seu e-book "Aprendendo a Jogar Xadrez".
Proibida a cópia ou reprodução do artigo sem o consentimento do autor.
Comentários