O MEI é um tipo de categoria onde o empreendedor é inserido mediante ao tamanho de sua empresa. Desse modo, é necessário que ele tenha um certo tipo de rentabilidade que lhe permita continuar no programa.
Assim, é interessante entender o conceito e compreender como esse ramo funciona e quais são as vantagens. Então é sobre isso que estaremos falando nesse artigo que trará diversas informações importantes.
Definição de MEI
Esse termo chamado de MEI nada mais é do que a abreviação de Microempreendedor Individual. Nesse sentido, ele é composto por um empreendedor que possui um negócio de pequeno porte.
Além disso, essa pessoa é capaz de realizar toda a condução do seu empreendimento de forma individual. Enquanto que ele deverá estar encaixado em uma certa categoria de rendimentos para participar do MEI.
Por certo, o Governo é quem criou essa modalidade visando ter um registro dos empreendedores que ainda eram informais. Com isso, diversos tipos de benefícios foram oferecidos a esses profissionais, confira:
Aposentadoria;
Financiamento;
entre outros.
Sem dúvida, para as pessoas que ainda atuam na categoria informal essa modalidade pode ser de grande valia. Então continue lendo o texto, pois traremos muitas outras informações interessantes.
Como funciona o MEI (Microempreendedor Individual)?
Os profissionais que atuam nessa categoria são registrados na categoria de empresário de pequeno porte. Enquanto que existem pelo menos 400 tipos de serviços que permitem a inclusão do profissional no processo.
Além disso, a criação do MEI ocorreu no ano de 2008 e conta com mais de 7 milhões de pessoas. As categorias que mais tem crescido atualmente são as que compõem as vendas e também o marketing direto.
Enquanto que os serviços de beleza, domésticos e transportes também aparecem demonstrando um bom crescimento. Contudo, é sempre importante contar com um Plano de Negócios para uma melhor organização.
Pois ele é quem trará os dados principais da empresa e o que ela almeja para o seu futuro. De fato, ao se cadastrar e se tornar um Microempreendedor Individual o profissional contará com o Simples Nacional.
Dessa maneira, estarão isentos alguns tipos de impostos tais como:
IE: Imposto de Renda;
PIS;
Cofins.
IPI;
CSLL.
Entretanto, os impostos serão arrecadados através do Simples Nacional e haverá uma documentação paga mensalmente. Com isso serão pagos os valores necessários e as taxas mensais do programa.
Quais são as vantagens de ser MEI?
Quem atua como MEI deixa de ser informal e passa a ser formalizado na categoria proposta. Enquanto que terá direito a certos benefícios e poderá pagar seus impostos através do Simples Nacional.
Ao todo são pelo menos 400 ramos que estão liberados para que os profissionais se tornem MEIs. E vale lembrar que muitas pessoas tem preferido abrir um negócio próprio mediante ao período atual.
Sem dúvida essa é uma grande oportunidade para quem tem ou pretende ingressar no ramo do empreendedorismo. Portanto, para quem se interessou o site do Sebrae pode trazer mais informações dessa modalidade.
Artigo escrito por Cláudio Veríssimo: Escritor e Redator (Freelancer).
Com experiência de 2 anos como Redator e Escritor, Cláudio é Técnico em Informática, Publicitário e Pós-graduado em MBA Em Comunicação e Marketing.
Ele também já escreveu centenas de artigos para a internet com configuração SEO e todos os seus textos são de autoria própria. Em breve será lançado o seu e-book "Aprendendo a Jogar Xadrez".
Proibida a cópia ou reprodução do artigo sem o consentimento do autor.
Opmerkingen