O conceito de EAD é atual e tem crescido cada vez mais nos tempos atuais. Dessa forma, ele facilita muito o processo dos estudos e garante maior fonte de conhecimento.
Assim, é de extrema importância conhecer essa sigla e o seu significado. Pensando nisso elaborei esse artigo completo onde trago diversas informações a respeito deste assunto.
Definição de EAD
De uma forma bastante resumida, o EAD nada mais é de que o Ensino a Distância. Ou seja, ele consiste em um método de estudo que utiliza a tecnologia.
Ao passo que os estudantes não precisam se dirigir ao local onde são ministradas as aulas. Com isso, o EAD consegue agregar muito mais pessoas e isso é importante.
Além disso, saiba que tudo ocorre em um ambiente virtual. Que utiliza a internet como fonte intermediária para que essa atividade possa acontecer. Dessa maneira, esse novo conceito chegou para inovar a categoria.
E possibilitou com que os estudantes pudessem se organizar melhor para estudar. Uma vez que em suas casas fica muito mais confortável para aprender com qualidade.
De fato, o ensino à distância tem crescido no mundo todo. De tal modo que o dinamismo e interatividade ajudam a destacar ainda mais o EAD. Por certo, esse tipo de ministração das aulas é bastante atual.
Pois, dificilmente alguém saberia o que era essa sigla a algum tempo atrás. Contudo, a facilidade e praticidade dele fez com que muitas pessoas ingressassem nessa categoria.
Como o EAD funciona e quais são as vantagens dele?
O método de funcionamento do EAD é realizado mediante uma plataforma de acesso. Onde os estudantes ou profissionais (empresas) podem se cadastrar e contar com o conteúdo disponível.
Desse modo, esse ambiente precisa trazer todos os quesitos que sejam necessários. Para que os estudantes possam aprender com qualidade. Além disso, as informações precisam estar muito bem organizadas.
E os tutores (professores) devem estar sempre alerta para ajudar os alunos. Afinal, estudar via EAD é uma tarefa um pouco mais complicada. Já que a comunicação é feita remotamente.
Vale ressaltar que para participar do processo o estudante precisa ter uma boa internet. Bem como um computador, notebook ou celular que possibilite participar das aulas.
Os cursos podem contar com apostilas ou documentos que ampliam o conhecimento. Entretanto, é fundamental ter o software que possa abrir esses arquivos, tais como:
PDF: Adobe Reader;
Office: Word, Excel, Power-Point;
Anotações: Bloco de Notas;
Sistemas: Para quem estuda programação (Delphi, ASP, HTML, etc);
Entre outros.
Os programas (softwares) podem variar mediante ao que for ministrado. E não temos um modelo que seja padronizado para tal atividade. Uma vez que cada instituição, escola ou empresas decidirá como será feito esse EAD.
Ademais, os alunos podem contar com várias vantagens ao ingressar nessa modalidade, confira alguns delas:
Chat para conversar com os professores ou outros alunos;
Materiais que possam complementar os estudos;
Criar ou entrar em grupos;
Participar dos fóruns de discussão;
Buscar ajuda dos seus tutores;
Contar com uma biblioteca virtual completa;
Controlar melhor o seu tempo (maior flexibilidade);
Economia (não precisa ir até o local do curso ou aula);
Ganhar um certificado ou diploma após a conclusão;
Escolher entre um grande portfólio de cursos diferentes;
Entre outras.
O EAD e o Home Office são parecidos?
Sim. Ambos são realizados a distância de forma remota através da internet. E possibilitam uma melhor organização dos horários. A responsabilidade é a mesma já que tudo depende do esforço do aluno/profissional.
No EAD é importante montar um ambiente de estudo completo para os alunos. Enquanto que no Home Office a estrutura é física, sendo necessário:
Computador;
Internet;
Celular;
Cadeira adequada e confortável;
Mesa;
Impressora;
Entre outras ferramentas.
Pois, o profissional estará realizando sua função mesmo estando distante da empresa. Por sua vez, o estudante geralmente pode estudar quando achar necessário.
Ao menos que o curso tenha horários marcados e que devam ser seguidos. Mas na maioria dos quesitos essas duas modalidades são muito parecidas. E a tendência é de que elas cresçam cada vez mais.
Conclusão
O EAD ou sistema de ensino a distância é uma atividade prática e funcional. Onde os alunos podem aprender mesmo não estando no local físico (escola). Dessa forma, é possível controlar seus horários e aprender muito mais.
Já que esse sistema deixa o aluno escolher onde e como ele quer estudar. Obviamente é necessário ter uma estrutura básica para isso. Que começa com a conexão de internet e vai até o hardware e software necessários.
Geralmente um computador, notebook ou um celular já são suficientes. Contudo, dependendo do curso as exigências podem ser maiores. E assim vale a pena investir em uma estrutura mais confortável para estudar.
Portanto, esse método de ensino é muito bom e tem trazido muitas vantagens. Além de ajudar na obtenção do conhecimento com mais facilidade. Então, é interessante buscar cursos ou aulas que funcionem desta maneira.
Artigo escrito por Cláudio Veríssimo: Escritor e Redator.
Autor de mais de 3 mil artigos escritos e publicados na internet (configurados para SEO).
Proibida a cópia ou reprodução do artigo sem o consentimento do autor.
Contato para Redator Freelancer: claudio_publicitario@yahoo.com.br
Comments