Aqui no Brasil temos um lugar muito bonito para viajar chamado de Fernando de Noronha. Onde existem diversas ilhas e rochedos, além dos golfinhos que compõem o lindo cenário.
Assim, ele acaba sendo um excelente local para viajar e acompanhar a natureza de perto. Então é sobre isso que estaremos falando neste artigo a respeito deste assunto.
História de Fernando de Noronha
Em meados dos anos de 1500 até 1503 diversos navegantes chegaram ao Brasil. Desse modo, em 1504 a ilha começou a ser conhecida pelos Portugueses.
Sendo que o próprio Rei D. Manuel I considerava Fernão de Loronha o descobridor do local. Ao passo que chamaram esse lugar de Ilha de São João. Contudo, Fernando de Noronha pode ter uma história diferente.
Já que Américo Vespúcio (navegador) pode ter feito esta descoberta em 1503. E tudo decorreu de uma expedição que era realizada na costa do país. De tal modo que o comandante era Gonçalo Coelho.
Enquanto que o financiador era o próprio Fernão de Loronha. De fato, chegou a ilha mais precisamente em 10 de agosto do ano de 1503. Dessa forma, escreveu uma carta dizendo que o local tinha as seguintes características:
Águas infinitas;
Muitas árvores;
Aves que demonstravam ser mansas;
Um porto de muita beleza;
Entre outros aspectos.
Somente em 1504 é que essa descoberta foi concedida a Fernão de Loronha. Uma vez que a expedição havia sido toda financiada por ele. Só que Loronha não realizou nenhuma ocupação no local.
Posteriormente, a Ilha de Fernando de Noronha ficou dois séculos sem ser ocupada. Dessa maneira, alguns povos começaram a chegar ao local. Porém, em 1737 os Portugueses resolveram criar um sistema de defesa para a ilha.
Com isso, algumas das vegetações foram sendo retiradas. O que fez com que apenas certos locais ela ainda tenham mantido sua originalidade. Esses pontos são os seguintes:
Baía dos Golfinhos;
Praia do Leão;
Ponta da Sapata;
Mirante do Sancho.
Características principais da Ilha de Fernando de Noronha
Ao longo do tempo diversos cientistas se interessaram pelo local. Já que ele conta com um biodiversidade elevada e uma origem vulcânica. Onde temos um ilha considerada principal e outras que rodeiam a mesma.
Além de rochedos bonitos que ajudam a compor esse belo cenário. Outro ponto interessante é que a Ilha principal se chama Fernando de Noronha. De tal maneira que apenas ela é ocupada e possui habitações.
Em questão de flora (floras e botânica) temos herbáceas e alguns arbustos. Em locais mais altos estão presentes diversas árvores. Até mesmo um mangue pode ser encontrado a Sueste (enseada).
Por certo, árvores frutíferas ou para ornamentação também foram introduzidas na ilha. Que deixam a paisagem muito mais bonita e garantem uma boa diversidade.
Podemos encontrar também diversos animais, tais como:
Tartaruga Verde e a Cabeçuda;
Estrela-do-mar;
Ouriço-satélite;
Caranguejo;
Coral-de-fogo;
Pardela de asa larga;
Juruviara-de-noronha;
Cebito;
Tartaruga-de-pente;
Entre outros.
Além disso, alguns animais terrestres também podem ser encontrados:
Caranguejo-amarelo;
Lagarto;
Tejú;
Rato-doméstico;
Gato doméstico;
Cachorro;
Cavalos;
Cabras.
Ademais, a Ilha de Fernando de Noronha conta com:
Moluscos: pelo menos 218;
Peixes (recifes): 169;
Corais: 11;
Cnidários: 33;
Esponjas: 77 espécies.
Não podemos esquecer que ainda existem as raias, tubarões e diversas algas. Ou seja, um verdadeiro paraíso na terra. Por sua vez, os golfinhos rotadores chegam até os 2 metros e contam com 90 kg.
Sendo que saltam para fora da água e costumam ficar em grupos da mesma espécie. Vale lembrar que esses bichos podem ser encontrados na Baía dos Golfinhos.
E existem muitas medidas para proteger o local. Uma vez que a ilha é um pouco isolada e busca-se preservar a biodiversidade e flora presente. Nisso, é bom seguir as regras impostas na Ilha de Fernando de Noronha.
Quais são as praias que podem ser encontradas nesta ilha?
Algumas das principais praias que estão presentes são as seguintes:
Baía de Santo Antônio;
Praia do Meio;
Praia do Americano;
Baía do Sancho;
Baía dos Golfinhos;
Praia da Conceição;
Praia do Leão;
Ponta da Air France;
Praia do Atalaia;
Entre muitas outras.
Turismo na Ilha de Fernando de Noronha
Sem dúvida, o turismo é o principal modo de obtenção de recursos do local. Devido ao fato de ser um lugar muito bonito, muitos turistas visitam a ilha. Ao passo que muitos serviços são oferecidos aos visitantes.
Para quem sabe mergulhar é possível realizar essa tarefa com instrutores especializados. E existe uma piscina natural chamada Atalaia e uma biodiversidade bastante interessante.
Por certo, em Fernando de Noronha é possível encontrar tartarugas, golfinhos e até tubarões. Por esse motivo é sempre importante seguir as instruções locais para evitar problemas.
Vale a pena visitar Fernando de Noronha?
Com toda a certeza esse é um local lindo e que garantirá uma bela experiência. Sendo que muitas pessoas que casam acabam visitando essa ilha. Pois, esse é um verdadeiro paraíso para levar quem a gente ama.
Nesse sentido, saiba que os pontos turísticos do local são inesquecíveis. E garantem fotos incríveis para guardar de recordação. Os animais ajudam a deixar o cenário ainda mais espetacular.
Portanto, esse é um dos lindos locais que temos aqui no Brasil. E a experiência é incrível tanto para você quanto para quem você gosta. Sem dúvida, esse é um lugar para colocar no caderninho de viagens.
Artigo escrito por Cláudio Veríssimo: Escritor e Redator.
Autor de mais de 4 mil artigos escritos e publicados na internet (configurados para SEO).
Proibida a cópia ou reprodução do artigo sem o consentimento do autor.
Contato para Redator Freelancer: claudio_publicitario@yahoo.com.br
Comentarios